Prospect – Link learning and social commitment for future citizens growth
Unir Aprendizagem e Compromisso Social em prol do Crescimento dos Cidadãos do Futuro
Descrição do projeto
O projeto PROSPECT pretende desenvolver e testar um modelo educativo, dirigido a todos os níveis escolares, desde o jardim-de-infância ao ensino secundário, centrado na aprendizagem em serviço, como momento crucial para passar do conhecimento (saber) ao saber ser e saber fazer.
Este processo irá garantir a formação de um cidadão capaz de agir em situações críticas e capaz de enfrentar os novos desafios da sociedade global.
As atividades do projeto serão desenvolvidas com referência a todos os níveis de ensino obrigatório e terão como resultado principal o desenvolvimento de uma proposta para a criação de um modelo global de educação que inclua o debate e a aprendizagem em serviço (pressupõe que o conhecimento e aprendizagens escolares sejam aplicados na resolução de problemas da sociedade) nos programas escolares, através de unidades de aprendizagem experimental que permitam a acreditação e a avaliação dos conteúdos educativos.
- Recolha e análise de boas práticas em, pelo menos, seis estados membros europeus sobre o reforço das competências de cidadania global nas atividades curriculares, para o acompanhamento do seu impacto nas competências dos alunos.
- Conceção participativa, teste e avaliação de impacto de um modelo educativo global que incorpore competências de cidadania global, aprendizagem em serviço e debate nos currículos para a educação formal.
- Conceção e implementação de experiências de aprendizagem entre pares, para que professores e formadores partilhem e adquiram as competências para a implementação e validação do modelo nas suas salas de aula.
Facebook Projeto PROSPECT Site Projeto PROSPECT
Parceria com:
Project Information
- Resumo do Projeto: O projeto PROSPECT pretende desenvolver e testar um modelo educativo dirigido a todos os níveis escolares, desde o jardim-de-infância ao liceu, centrado na aprendizagem ao serviço, como momento crucial para passar do conhecimento (saber) à competência (saber ser) e à competência (saber fazer).
- Período de implementação: 01/09/2019 a 31/08/2021
- Código de projeto: 2019-1-FR01-KA201-063174