No dia 30 de janeiro de 2024, o Auditório Eng. Victor Matos, AEVA, foi novamente palco de um evento de disseminação de um projeto Erasmus +, concretamente, BUPA – Be Upskilling Additive.
O evento foi moderado por António Durão, diretor da CodeUp e coordenador do projeto, que partilhou a missão e objetivos do BUPA.
António Durão destacou a importância do projeto, enfatizando a necessidade de introduzir ferramentas e abordagens inovadoras no ensino básico e secundário. Salientou como o BUPA visa não apenas melhorar as competências de codificação e design de jogos, mas também fortalecer as competências digitais dos alunos, proporcionando-lhes uma vantagem significativa no mundo digital em constante evolução.
Durante a sua apresentação, António Durão abordou os quatro resultados principais do projeto:
1. Currículo BUPA (PR1): A partir da definição de objetivos de aprendizagem, métodos de ensino e avaliação, este resultado visa estabelecer uma base sólida para a integração bem-sucedida dos conceitos do projeto no ambiente educativo.
2. BUPA Gamification for Education Framework (PR2): Este resultado apresenta um conjunto inovador de metodologias baseadas em conceitos de desenvolvimento de design de jogos, disponibilizando ferramentas práticas para a criação de conteúdos educativos apelativos.
3. Conteúdos e Contexto (PR3): Focado na criação de recursos com base nos princípios estabelecidos no PR2, este resultado destaca a importância do desenvolvimento de um quadro educativo sólido para otimizar a aprendizagem através dos jogos.
4. BUPA MOOC (PR4): Adaptação do conteúdo criado no PR3 para ser compatível com SCORM e independente da plataforma, este resultado visa ampliar o alcance do projeto ao aplicá-lo num Ambiente Virtual de Aprendizagem (LMS).
O evento contou também com a participação de Hugo de Carvalho, professor no ISCIA e no Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, que, durante a sua apresentação sobre “O Futuro da Educação “, destacou a importância de integrar novos contextos e ferramentas disruptivas na educação, com especial ênfase na abordagem do Game Design. A sua palestra mostrou-nos como as inovações na educação podem transformar o processo de aprendizagem. O evento encerrou com um Espumante de Honra, proporcionando um ambiente favorável ao networking e a troca de ideias entre os participantes, consolidando o sucesso do projeto BUPA.