A AEVA anuncia a parceria em mais um projeto financiado pelo programa Erasmus+, ação-chave 2, parcerias de cooperação no ensino escolar.
Sob a coordenação da instituição turca Izmit Ilce Milli Egitim Mudurlugu, o projeto Ci.EC&DG.SKILLS – Circular Economy & Digital skills reúne o esforço colaborativo de 8 organizações de diversos países europeus, incluindo Portugal, Itália, Alemanha, Espanha e Polónia.
Este projeto, pioneiro, incorpora tecnologias de realidade virtual e aumentada para transformar o ensino nas escolas, marcando, assim, a nova era da Educação 4.0.
Em resposta aos desafios educacionais impostos pela pandemia da COVID-19 e alinhado à resolução do Conselho Europeu (2021-2030), o projeto destaca-se pela sua meta ambiciosa de reduzir o Abandono Escolar Precoce (AEP) para menos de 9% até 2030 e sublinha a urgência de abordar o impacto da pandemia nas desigualdades educativas e no aumento da disparidade de desempenho entre os alunos.
Com o objetivo de impulsionar a digitalização educacional, através de um kit didático digital codesenvolvido por empresas, alunos e professores e com foco em modelos de negócios de economia circular, o projeto visa, ainda, melhorar a literacia digital e, ao mesmo tempo, cultivar competências empreendedoras.
O Ci.EC&DG.SKILLS evidencia-se pela sua bordagem inovadora, usando o ensino imersivo para aproximar os alunos das práticas da economia circular. Ao promover a colaboração entre professores, alunos e empresários, o projeto contribui para o aperfeiçoamento de competências relevantes e sustentáveis.
É mediante a participação em projetos como o Ci.EC&DG.SKILLS que a AEVA reafirma o seu compromisso com a transformação educativa, preparando os alunos para um futuro globalizado e dinâmico, combinando inovação, tecnologia e sustentabilidade.