Terminou o Workshop “Transformação Digital no EFP”, dirigido pelo Joint Research Centre (JRC), em Sevilha, Espanha, que decorreu nos dias 7 e 8 de março.
Com a participação de 30 representantes de diversos países europeus, o destaque vai para a AEVA, a única representante de Portugal no encontro.
Além dos Ministérios de Educação e Ensino e Formação Profissional (EFP) de Espanha, Montenegro e da Sérvia, o encontro contou com a presença de organizações de renome, incluindo a Comissão Europeia, OCDE, EfVET, UNESCO-UNEVOC, centros e escolas de formação profissional, empresas e universidades.
Durante o evento, foram abordados temas relacionados com o futuro da tecnologia na educação, explorando as próximas gerações da Internet, dados, inteligência artificial (IA) e análises de aprendizagem.
A ferramenta realçada foi a SELFIE for Work-Based Learning (WBL), uma solução online gratuita direcionada a escolas e empresas, alinhada com as prioridades da Comissão Europeia para apoiar a transição digital destas instituições.
Houve, ainda, tempo para a apresentação da metodologia de transição verde e digital implementada na Escola Profissional de Aveiro. Este workshop dinâmico, onde o presente se entrelaçou com o futuro, encerrou de forma inspiradora, renovando o compromisso de transformar o amanhã do ensino profissional com as poderosas ferramentas da era digital.