A AEVA, através da marca Citizens Projects, como membro associado da EVBB, esteve presente em Bruxelas, a convite da associação, para participar no evento colaborativo “The eVEnT: The European Agenda for the Future of VET – A Training Provider’s Statement”. Este evento, organizado pela Associação Europeia de Institutos de Formação Profissional (EVBB), o Fórum Europeu do Ensino e Formação Técnicos e Profissionais (EfVET) e a Associação Europeia de Formação Profissional (EVTA), reuniu pela primeira vez estas três importantes associações para debater questões cruciais relativas ao Ensino e Formação Profissional (EFP).
No primeiro dia, os painéis apresentados destacaram-se pela sua relevância e trouxeram à tona conclusões importantes sobre os desafios que este setor enfrenta, especialmente no que toca às mudanças de qualificação decorrentes da digitalização, descarbonização e alterações demográficas.
Um ponto político fundamental abordado foi a necessidade de escutar e considerar as necessidades de formação dos formandos, numa sociedade global em constante evolução onde o desenvolvimento profissional rapidamente se torna obsoleto. A urgência de uma adaptação e resposta rápida a estes desafios foi amplamente reconhecida.
Os trabalhos prosseguiram com diversos painéis, no segundo dia do evento, focando na Excelência do EFP, ferramentas e serviços de apoio, com destaque para o ISATCOVE (Instrumento internacional de autoavaliação para centros de excelência profissional), que a Escola Profissional de Aveiro utiliza atualmente. O evento proporcionou, ainda, momentos valiosos para networking, partilha de boas práticas e apresentação de resultados de projetos. Foram igualmente discutidas as vantagens das microcredenciais na formação contínua, o futuro do EFP e a forma como os formadores estão a preparar os jovens para enfrentar o futuro.
Finalmente, foi anunciada a comemoração do Dia Europeu do EFP a 24 de maio.
Esta participação foi mais do que simbólica, foi um convite para integrar um esforço coletivo com o objetivo de enfrentar os desafios do ensino e formação profissionais, garantindo uma governação e qualidade superiores que beneficiarão os alunos e as indústrias.