Decorreu recentemente, no Auditório Eng. Victor Matos, o primeiro Multiplier Event do projeto A.M.O.R. – Advanced Measurements of Responses to the Challenges of Social Skills Development in a Digital Era, financiado pelo Programa Erasmus+, no âmbito das parcerias de cooperação para a juventude.
Inserido no “Ano Europeu da Juventude”, o projeto “AMOR” pretende desenvolver soluções inovadoras e práticas acessíveis e inclusivas para que os educadores possam capacitar os jovens com deficiência e/ou NEE, e outros jovens, e motivá-los a aplicar competências negligenciadas relacionadas com o comportamento ativo, empático, social e cívico.
Neste evento de disseminação foram apresentados os materiais desenvolvidos até ao momento, nomeadamente um Manual de Boas Práticas e soluções (digitais) para promover a participação ativa, social e empática dos jovens. O catálogo de boas práticas baseia-se nas práticas, métodos e recursos informáticos que os parceiros – de Portugal, Alemanha, Bulgária, Eslovénia, Espanha e Polónia – puderam identificar durante a primeira fase do projeto. Ao partilhar as melhores práticas e experiências, o projeto A.M.O.R. visa promover a colaboração e inovação na comunidade educativa, abrindo caminho a um futuro mais inclusivo e equitativo para todos os alunos. Cada prática é acompanhada de uma descrição exaustiva que descreve as suas principais características, metodologias e resultados.
Os parceiros do projeto A.M.O.R. seguiram um processo sistemático para identificar, compilar e avaliar práticas exemplares na educação digital, centrando-se especificamente nas pessoas com deficiência. Cada organização parceira compilou cuidadosamente 10 boas práticas distintas, aderindo a critérios rigorosos para garantir a qualidade e a relevância das práticas selecionadas. O processo de mapeamento teve como objetivo elucidar o panorama das práticas existentes na educação digital, categorizando abordagens e metodologias em diferentes contextos educativos.
Os participantes no evento tiveram, também, oportunidade para colocar as suas dúvidas e questões, dando contributos valorativos para os próximos passos do projeto, concretamente o desenvolvimento do Manual Digital, que incluirá ferramentas para o desenvolvimento de conteúdos educativos inclusivos e acessíveis e uma coleção de ferramentas (digitais) incluindo tutoriais em vídeo em 5 versões nacionais (DE, PL, SLO, ES, BG, PT).
O manual estará brevemente disponível, de forma gratuita, na página do projeto, podendo ser utilizado pela comunidade educativa em prol da inclusão e da equidade.