Mais financiamento para a implementação de mobilidades individuais de aprendizagem!
No âmbito da acreditação VET CHARTER em consórcio – KA121, financiado pelo Programa Erasmus+ e, coordenado pela AEVA, foi atribuído novo financiamento para mais mobilidades de aprendizagem para jovens (estágios transnacionais) e staff, no ano letivo 2024-2025. Fazem, agora, parte deste consórcio, 10 escolas, a saber: Escola Profissional de Aveiro, Agrupamentos de Escolas de Aveiro, da Gafanha da Nazaré, de Ílhavo, de Albergaria-a-Nova, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, Emequatro, Educação e Serviços Lda (STATUS), PETROENSINO, ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, Escola Secundária António Nobre, e Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Beira Litoral.
Isto vai contribuir para:
- o aumento das oportunidades de Mobilidade
- o desenvolvimento de Competências, uma vez que estes estágios transnacionais proporcionam aos alunos a oportunidade de desenvolver competências técnicas e profissionais em contextos reais de trabalho, para além das competências pessoais como autonomia, adaptabilidade e a resiliência.
- a melhoria da Qualidade do Ensino, pois o staff das escolas beneficiará de formação e troca de boas práticas com instituições internacionais, contribuindo para a inovação pedagógica assim como a colaboração com outras instituições de ensino permite a partilha de conhecimentos e metodologias inovadoras, contribuindo para a melhoria contínua das práticas educativas.
- o fortalecimento da Cooperação Internacional e a visibilidade e prestígio, i.e., o reconhecimento das escolas participantes, tanto a nível nacional como internacional.
- o impacto na Comunidade Escolar, motivando alunos e professores e envolvendo toda a comunidade educativa, incluindo, também os pais/encarregados de educação e parceiros locais.
- a promoção do Desenvolvimento Local, uma vez que as experiências adquiridas pelos participantes podem ser aplicadas na sua região de origem, promovendo o desenvolvimento local e a inovação.
- A sustentabilidade dos Projetos, pois o financiamento adicional assegura a continuidade do projeto e das mobilidades, garantindo que os objetivos de longo prazo sejam alcançados.
Em resumo, o programa Erasmus+, mais concretamente, a sua ação KA121, projetos acreditados para mobilidades individuais de aprendentes e staff, no âmbito do Ensino e Formação Profissional, proporciona uma ampla gama de benefícios que vão desde o desenvolvimento individual dos participantes até ao fortalecimento das instituições e da comunidade educativa como um todo.
Projeto AgileDT volta a reunir para impulsionar a inovação no EFP!
A parceria do projeto AgileDT – VET schools solve real-life challenges with innovation techniques realizou mais uma reunião mensal de gestão e desenvolvimento do projeto. Os representantes de cada organização parceira – Portugal (AEVA), Irlanda, Espanha e Eslovénia – partilharam questões e sugestões relativas à elaboração do relatório intermédio do projeto e delinearam-se ações de preparação dos workshops a realizar no mês de outubro e nos quais participarão professores e alunos do EFP dos 4 países.
O projeto incorpora metodologias inovadoras como Design Thinking, Rapid Prototyping, Agile Development e Design Sprint. procura criar equipas interdisciplinares entre professores e alunos, capacitando-os com novas técnicas e ferramentas digitais para resolver problemas reais. O AgileDT planeia criar um Innovation Framework (Enquadramento para a Inovação), testado com exemplos reais, transferindo conhecimentos através de formação, aprendizagem social e colaborativa.
O objetivo final é adaptar a educação profissional às exigências do mercado de trabalho, preparando alunos e professores para o futuro, através de atividades interdisciplinares e inovadoras. O projeto enfatiza a reutilização e a transferibilidade, abordando quatro metas concretas: a construção de equipas interdisciplinares, inovação na participação colaborativa, desenvolvimento de um toolkit e disseminação de práticas inovadoras em todas as disciplinas escolares.
O projeto AgileDTpromete transformar a educação profissional, capacitando alunos e professores para enfrentar os desafios do futuro por meio de inovação colaborativa e digitalização educacional.