Durante a semana de 23 a 27 de setembro de 2024, realizou-se em Estugarda, na Alemanha, uma formação destinada a educadores e especialistas no âmbito do projeto A.M.O.R.. A formação, com a duração de cinco dias, teve como objetivo principal familiarizar os participantes com um dos resultados centrais do projeto: o Manual Digital, uma ferramenta pedagógica inovadora. Este manual visa capacitar educadores e assistentes sociais para apoiar jovens com deficiências e necessidades educativas especiais (NEE), promovendo a sua integração social ativa e o desenvolvimento de competências num mundo cada vez mais digital.
O primeiro dia da formação foi dedicado à explicação dos objetivos do projeto, à apresentação dos participantes e à exploração do catálogo de boas práticas. Este catálogo reúne soluções digitais e metodologias inclusivas que visam preparar os jovens para uma cidadania ativa e empática. As discussões iniciais focaram-se na importância de adotar o Manual Digital nas práticas diárias dos educadores.
No segundo dia, os participantes aprofundaram a análise do Manual Digital, que contém atividades interculturais e inclusivas, orientações para uma educação inclusiva, ferramentas pedagógicas úteis, além de vídeos e tutoriais disponíveis em cinco línguas diferentes. O principal foco deste dia foi discutir como as atividades propostas podem ajudar a combater a exclusão social, agravada pela pandemia de Covid-19 e outras crises recentes, e promover o bem-estar mental e social dos jovens com deficiência. Utilizando metodologias colaborativas, como o “World Café” os educadores tiveram a oportunidade de partilhar ideias e criar soluções práticas para implementar no seu trabalho.
Já no terceiro dia, o grupo realizou visitas a duas instituições de emprego protegido e apoio a pessoas com deficiência. A visita à instituição “Lebenshilfe” destacou-se pela formação que oferece a pessoas com deficiência, preparando-as para trabalhar no setor digital, inclusive em empresas de renome como a Mercedes. O grupo também visitou um restaurante gerido por pessoas com deficiência, onde almoçou e teve a oportunidade de conhecer de perto o apoio oferecido por estas iniciativas na Alemanha.
O 4º dia da formação permitiu que os participantes, divididos em grupos, analisassem algumas das atividades desenvolvidas pela parceria, no âmbito das Ferramentas digitais. Foi recolhido feedback para se poderem melhorar, se necessário. Aspetos como características de inclusão, a acessibilidade, o tempo, o interesse, entre outros foram analisados em detalhe. Foi um dia importante para o sucesso do projeto, em prol do desenho de atividades úteis e relevantes para capacitar os jovens para um comportamento social ativo e empática.
Foram dias intensos de partilha e de aprendizagem. A equipa coordenadora do projeto foi de opinião que o trabalho desenvolvido foi muito importante e relevante no desenvolvimento do projeto. Todos os participantes partilharam, também, que o ambiente sentido entre todos foi muito positivo e construtivo.
O projeto AMOR, que pretende reforçar a inclusão social de jovens com deficiência na Europa, tem como principais resultados o Catálogo de Boas Práticas e o Manual Digital. Este último fornece aos educadores ferramentas inovadoras para facilitar a inclusão e participação ativa dos jovens com NEE na sociedade. Com esta formação, espera-se que os educadores estejam melhor preparados para adotar o Manual Digital e promover a integração social ativa dos jovens com necessidades especiais em toda a Europa.