O 9.º projeto de Voluntariado da AEVA, ao abrigo do programa Corpo Europeu de Solidariedade (2023-1-PT02-ESC51-VTJ-000122010), recebeu o último participante na 1.ª semana deste mês de outubro, pelo que o grupo está agora completo, com três jovens vindas de Espanha e um jovem da Turquia.
No início de setembro, as jovens Andrea Navarro e Carla Aliaga iniciaram a sua aventura de voluntariado europeu e vão permanecer connosco, na AEVA, até 31 de maio do próximo ano. Ambas chegam a Aveiro vindas de Espanha, embora tenham naturalidades diferentes: a Andrea tem 20 anos, é estudante da Licenciatura em Psicologia e vem de Valência; e a Carla tem 22 anos, vem da cidade de Múrcia e é licenciada em Educação do Ensino Básico. Ao longo destes 8 meses, esperam “aprender coisas novas, tanto a língua como a cultura, novas experiências e como lidar com as pessoas”, assim como “aprofundar o meu conhecimento sobre o sistema educativo português, observando o seu funcionamento em diferentes contextos e a diferentes níveis. Como profissional de educação, espero poder contribuir com os meus conhecimentos e competências nos diferentes locais onde irei desenvolver o projeto. Quero também aproveitar esta oportunidade para me imergir na cultura portuguesa, adquirir alguns conhecimentos da língua e conhecer pessoas diferentes.”
O jovem Fahri Kösen, recém-chegado, vem da cidade de Trabzon, na Turquia, tem 25 anos e é licenciado em Engenharia de Computadores. Depois de ter desenvolvido um estágio de 6 meses, ao abrigo do programa Erasmus +, no Instituto Politécnico da Guarda, chega a Aveiro “entusiasmado por poder ajudar crianças e jovens em algo tão simples como torná-los capazes na escola. A minha esperança é fazer uma diferença positiva nas suas vidas, apoiando-os de forma a crescerem e sentirem-se mais confiantes. (…) Ao mesmo tempo, espero aprender muito. Quero melhorar a minha capacidade de trabalhar com pessoas de diferentes origens, ser mais paciente e encontrar novas formas de resolver problemas. Também espero construir relações fortes com os jovens e a comunidade, para que possamos aprender uns com os outros.”
Estes três jovens vieram juntar-se a voluntária Saray Moreno, que se encontra a desenvolver o seu programa de Voluntariado na AEVA desde o passado mês de junho. A Saray tem 21 anos, é natural de Valencia, e testemunha esta experiência salientando que “Sei que este projeto marcará um antes e um depois na minha vida. Penso que este tipo de experiência nos faz crescer como pessoa e ensina-nos muitos outros valores que são necessários para a vida em todos os seus aspetos. É uma oportunidade que eu gostaria que todos nós pudéssemos ter uma vez na vida. Estou muito feliz e grata por estar aqui e por poder dar o meu contributo!” Os 4 jovens estão a desenvolver as suas atividades de voluntariado nas diversas valências da AEVA, nomeadamente na Escola Profissional de Aveiro, mas também na Cruz Vermelha e na Associação Pais em Rede. A sua presença entre nós não só beneficia as instituições parceiras e comunidades locais, mas também enriquece a sua própria vida. As suas histórias são um testemunho do poder transformador do voluntariado internacional, servindo, assim, de inspiração para outros jovens se envolverem neste tipo de projetos e fazerem a diferença.