O Corpo Europeu de Solidariedade também se vive na AEVA
O 9.º projeto de Voluntariado da AEVA, ao abrigo do programa Corpo Europeu de Solidariedade (2023-1-PT02-ESC51-VTJ-000122010), recebeu o último participante na 1.ª semana deste mês de outubro, pelo que o grupo está agora completo, com três jovens vindas de Espanha e um jovem da Turquia.
No início de setembro, as jovens Andrea Navarro e Carla Aliaga iniciaram a sua aventura de voluntariado europeu e vão permanecer connosco, na AEVA, até 31 de maio do próximo ano. Ambas chegam a Aveiro vindas de Espanha, embora tenham naturalidades diferentes: a Andrea tem 20 anos, é estudante da Licenciatura em Psicologia e vem de Valência; e a Carla tem 22 anos, vem da cidade de Murcia e é licenciada em Educação do Ensino Básico. Ao longo destes 8 meses, esperam “aprender coisas novas, tanto a língua como a cultura, novas experiências e como lidar com as pessoas”, assim como “aprofundar o meu conhecimento sobre o sistema educativo português, observando o seu funcionamento em diferentes contextos e a diferentes níveis. Como profissional de educação, espero poder contribuir com os meus conhecimentos e competências nos diferentes locais onde irei desenvolver o projeto. Quero também aproveitar esta oportunidade para me imergir na cultura portuguesa, adquirir alguns conhecimentos da língua e conhecer pessoas diferentes.”
O jovem Fahri Kösen, recém-chegado, vem da cidade de Trabzon, na Turquia, tem 25 anos e é licenciado em Engenharia de Computadores. Depois de ter desenvolvido um estágio de 6 meses, ao abrigo do programa Erasmus +, no Instituto Politécnico da Guarda, chega a Aveiro “entusiasmado por poder ajudar crianças e jovens em algo tão simples como torná-los capazes na escola. A minha esperança é fazer uma diferença positiva nas suas vidas, apoiando-os de forma a crescerem e sentirem-se mais confiantes. (…) Ao mesmo tempo, espero aprender muito. Quero melhorar a minha capacidade de trabalhar com pessoas de diferentes origens, ser mais paciente e encontrar novas formas de resolver problemas. Também espero construir relações fortes com os jovens e a comunidade, para que possamos aprender uns com os outros.”
Estes três jovens vieram juntar-se a voluntária Saray Moreno, que se encontra a desenvolver o seu programa de Voluntariado na AEVA desde o passado mês de junho. A Saray tem 21 anos, é natural de Valencia, e testemunha esta experiência salientando que “Sei que este projeto marcará um antes e um depois na minha vida. Penso que este tipo de experiência nos faz crescer como pessoa e ensina-nos muitos outros valores que são necessários para a vida em todos os seus aspetos. É uma oportunidade que eu gostaria que todos nós pudéssemos ter uma vez na vida. Estou muito feliz e grata por estar aqui e por poder dar o meu contributo!” Os 4 jovens estão a desenvolver as suas atividades de voluntariado nas diversas valências da AEVA, nomeadamente na Escola Profissional de Aveiro, mas também na Cruz Vermelha e na Associação Pais em Rede. A sua presença entre nós não só beneficia as instituições parceiras e comunidades locais, mas também enriquece a sua própria vida. As suas histórias são um testemunho do poder transformador do voluntariado internacional, servindo, assim, de inspiração para outros jovens se envolverem neste tipo de projetos e fazerem a diferença.
Projeto WOW-E a chegar ao fim!
O projeto WOW-E: Women’s Opportunities for Work and Education, financiado pelo Programa Erasmus+, do setor da Educação de Adultos, e que representou o culminar de um esforço dedicado à capacitação de mulheres migrantes com baixa qualificação, está a terminar!
Foram 3 anos de trabalho conjunto, de instituições do setor da educação de adultos em colaboração com empresas, em 4 países europeus (Alemanha, França, Islândia e Portugal) em que foram desenvolvidos os seguintes materiais:
- Ferramentas de validação de competências e de definição de perfis
- Modelo de aconselhamento de carreira
- Ferramentas de capacitação para competências profissionais
A colaboração com empregadores de vários setores económicos, para a promoção de oportunidades de recrutamento e integração de mulheres migrantes no mercado de trabalho, foi crucial no sucesso deste projeto. Foi, também, nosso objetivo criar um ambiente de mercado de trabalho mais inclusivo com oportunidades equitativas para mulheres migrantes.
A AEVA vai organizar eventos de disseminação pública dos resultados deste projeto durante o mês de outubro!
O projeto WOW-E foi um esforço colaborativo fundamental para enfrentar os desafios enfrentados por mulheres migrantes na Europa.
Espera-se que sejam feitos mais avanços na inclusão e apoio a estas mulheres, promovendo a sua participação ativa na educação e no mercado de trabalho. Para mais informação, consulte: https://wow-e-platform.circle.so/home e/ou contacte: secretariado@citizens.pt