A CHAVE PARA O FUTURO!
O Centro Qualifica de Aveiro será o responsável pela organização do Evento de Disseminação do projeto KEYS! From Migrant Education to VET – Developing Key Competences, que se realizará no final do ano, para apresentar os seus resultados e impacto.
Este projeto que visa promover a integração sustentável de migrantes no mercado de trabalho e no Ensino e Formação Profissional (EFP), contou com a participação de várias instituições de diversos países europeus, com foco no desenvolvimento das competências-chave, para lhes abrir as portas da educação, do emprego e da sociedade.
Ao longo do projeto, o KEYS! trabalhou para reforçar a inclusão social e a igualdade de oportunidades, através da educação e da formação.
O projeto desenvolveu ferramentas e metodologias que facilitam o ensino de competências básicas, ajudando-os a superarem as barreiras existentes no acesso ao mercado de trabalho.
Entre os resultados principais, destaca-se o kit de ferramentas online, que proporciona métodos inovadores para apoiar os professores e formadores na capacitação de migrantes.
Além disso, foi desenvolvido um portfólio de aprendizagem e um sistema de apoio virtual para acompanhar o grupo-alvo na aquisição e desenvolvimento de competências necessárias para a integração no EFP. Estes recursos permitem que os formandos documentem e avaliem as suas aptidões, com a finalidade de os ajudar na transição para o ensino profissional e, posteriormente, para o mercado de trabalho. O evento de disseminação será uma oportunidade para divulgar estas ferramentas e partilhar as melhores práticas identificadas no projeto, com o objetivo de envolver ainda mais educadores, decisores políticos e organizações da área de educação de migrantes.
WOW-E abre portas para novas oportunidades de inclusão!
Com o projeto WOW-E: Women’s Opportunities for Work and Education a chegar ao fim, realizaram-se os eventos de divulgação, no dia 23 de outubro, que contaram com diversos representantes de empresas, associações, centros de formação de adultos, entre outros.
Com a necessidade urgente de enfrentar os desafios das mulheres migrantes pouco qualificadas no acesso à educação e ao mercado de trabalho, este projeto nasceu para tentar colmatar estes problemas e tornar a Europa mais inclusiva.
Os países participantes do projeto partilharam desafios comuns: as mulheres migrantes têm mais dificuldades em encontrar trabalho comparativamente aos homens migrantes, e os cidadãos naturais do país de acolhimento. Estes desafios são, entre outros, processos e ferramentas de reconhecimento de competências insuficientes, falta de redes sociais, dificuldades em conciliar a vida profissional e familiar e capacidades insuficientes em termos de vida profissional.
A população está a envelhecer e o mercado de trabalho europeu precisa urgentemente de novos trabalhadores em muitos domínios. Assim, o projeto WOW-E convida os empregadores, em colaboração fechada, a encontrar novas soluções para recrutar estas mulheres e criar ambientes de trabalho mais diversificados.
Este projeto, financiado pelo Programa Erasmus+, do setor da Educação de Adultos, representou um esforço coletivo na capacitação de mulheres migrantes e terminou no final do mês de outubro! O sucesso do projeto WOW-E não foi apenas um marco no apoio a estas mulheres, mas um convite à Europa para continuar a construir um mercado de trabalho mais inclusivo e diversificado.