ISO – Internationalization Service Officer – new WBL profession in duty of SME internationalization

Responsável do Serviço de Internacionalização – nova profissão do WBL em função da internacionalização das PME

 

Descrição de projeto

O projeto ISO é dirigido a Câmaras de comércio e Indústria, trabalhadores da área do EFP e formadores em EFP que trabalham com e apoiam as PME (comércio e serviços). Os resultados do projeto também serão benéficos para as empresas em fase de arranque ou PME que já tenham garantido uma posição reconhecida nos mercados nacionais, mas estão interessadas em introduzir as suas empresas no mercado internacional (especificamente para o público da UE).

O projeto é uma resposta a prioridades específicas no domínio do EFP:

  1. Desenvolvimento de parcerias destinadas a promover a aprendizagem no trabalho sob todas as suas formas, por exemplo, o desenvolvimento de novos conteúdos de formação (incluindo qualificações para o EFP conjunto), integrando períodos de trabalho baseados na aprendizagem, incluindo oportunidades de aplicar os conhecimentos em projetos práticos/situações da vida real, e incorporar a experiência internacional (mobilidade) sempre que possível;
  2. Introduzir abordagens sistemáticas e oportunidades para o profissional inicial e contínuo desenvolvimento de professores, formadores e mentores de EFP, tanto em contextos escolares como de trabalho, com um centrar-se no desenvolvimento de uma educação e pedagogias digitais eficazes, abertas e inovadoras; bem como a prioridade horizontal: transparência e reconhecimento das competências e qualificações.

O projeto cumprirá as prioridades, desenvolvendo e disponibilizando:

IO1- Manual de Profissões do Responsável do Serviço de Internacionalização

IO2- Videocasts para PME sobre processos de internacionalização

IO3- Aplicação móvel ISO para startups.

Facebook Projeto ISO                      Site Projeto ISO

Parceria com:

Project Information

  • Resumo do Projeto: Habilitar as Câmaras de Comércio e Indústria com conhecimentos e ferramentas que permitam melhor apoiar as PMEs no processo de internacionalização.
  • Período de implementação: 01/09/2019 a 31/08/2022
  • Código de projeto: 2019-1-PL01-KA202-064979