Embora o Quadro de Referência Europeu EQAVET – Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional – tenha sido publicado como uma recomendação europeia há uma década, a sua adoção pelo mercado do EFP (Educação e Formação Profissional) necessita de desenvolver o seu potencial.
As razões para tal parecem depender de uma autoalimentação viciosa de um círculo de causas inter-relacionadas, nomeadamente:
- as dificuldades dos utilizadores em compreender os critérios EQAVET;
- inexistência de instrumentos práticos no mercado para facilitar a sua aplicação;
- ausência de reforço de programas capazes de promover a qualificação dos profissionais EQAVET;
- não integração do EQAVET numa infraestrutura de qualidade (Fórum Internacional de Acreditação, 2018, Comissão Europeia, 2016, 2017), que perimitiria a dinamização de todo um mercado à sua volta.
Neste contexto, o objetivo principal do projeto é fornecer ao mercado soluções que atenuem essas causas, a fim de aumentar a adoção do EQAVET pelas organizações de EFP/VET.
Juntos, os parceiros do projeto irão colaborar para o efeito, no sentido de:
- identificar claramente as dificuldades sentidas pelos utilizadores do EQAVET na interpretação e/ou aplicação dos critérios EQAVET;
- determinar os perfis de competência adequados para os profissionais EQAVET;
- conceber currículos para o desenvolvimento das capacidades desses profissionais;
- desenvolver um conjunto de ferramentas práticas normalizadas que facilitem e apoiem a aplicação dos critérios EQAVET pelas organizações de EFP/HVET.