No dia 28 de julho, pelas 16h, decorreu, em sistema livestream, a Conferência final do projeto LIKE – Life sKills for improving primary school Environment, onde foram apresentados os resultados do projeto.
Nos últimos anos, vários estudos abordaram a questão do ‘abandono escolar precoce’ (AEP): a baixa autoestima é uma das causas investigadas que inibe a capacidade de resolver problemas.
As causas do AEP devem-se, principalmente, a situações que abrangem a família e a escola, que inclui a capacidade de atingir determinados padrões educacionais, identificados como modelos referenciais. É urgente que o sistema educativo ofereça alternativas partilhadas para evitar o AEP.
Factores:
Entre os fatores que levam ao abandono escolar encontram-se os fracos desempenhos derivados de dificuldades de aprendizagem já desde o 1º ciclo, onde não houve um planeamento ajustado ou tempo individual de lazer originando a uma participação limitada nas atividades escolares.
Em alguns casos, as dificuldades de comunicação estão associadas a estes fatores. A aprendizagem ao longo da vida e de forma autónoma está identificada como um pré-requisito para a inclusão social. Isto atribui à escola a tarefa de facultar aos alunos ferramentas intelectuais, mas também as competências de controlo emocional para as suas vidas.
A valorização de competências cognitivas e emocionais representa um valor social e político significativo, dada a condição de elevado desemprego entre os jovens e a intensificação de um mecanismo rigoroso de concorrência entre as pessoas e os países.
O abandono escolar precoce é um obstáculo ao crescimento económico e ao emprego nos países da Comunidade Europeia. Prejudica a produtividade e a competitividade e contribui para a pobreza e a exclusão social.
Os jovens que abandonam a educação e formação precocemente têm, normalmente, fracas competências e baixas qualificações e enfrentam problemas graves e persistentes no mercado de trabalho.
Resultados do Projeto:
- Transferência de metodologias e ferramentas eficazes.
- Experimentação e aperfeiçoamento de serviços de orientação em todos os níveis de ensino, e particularmente no 1º ciclo.
- Experimentação de programas de formação especificamente dirigidos aos professores.
- Redefinição de programas de formação no que diz respeito a competências para a vida.
- Modelos de intervenção em relação ao fenómeno de abandono escolar precoce, a serem replicados e explorados, focando-se na inclusão.
- Teste de metodologias de ensino não formais.
- Desenvolvimento de um sistema para a monitorização e avaliação dos resultados obtidos.
- A longo prazo, um crescimento da taxa de sucesso escolar (redução do abandono escolar precoce) e um aumento no nível de participação dos jovens nos currículos escolares e profissionais, com uma consequente redução das diferenças nas competências entre o sistema educativo e o mercado de trabalho.