No dia 24 de janeiro, decorreu, no Auditório Eng. Victor Matos, AEVA, o evento de disseminação do projeto “Smart and Cooperative Skills“. Financiado pelo programa Erasmus +, ação-chave 2, parcerias de cooperação na educação escolar, o projeto é coordenado pelo FORO DE FORMACION Y EDICIONES, de Espanha, e tem como objetivo promover um método pedagógico inovador baseado nos fundamentos teóricos do “Material Didático Digital – Pills”. O foco principal é a prevenção e combate ao abandono escolar precoce, com especial atenção aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como elemento-chave para a mudança na educação.
O evento, moderado por Andreia Baptista, contou com a participação direta dos parceiros, de forma presencial, do parceiro italiano (GIUNTI PSYCHOMETRICS SRL) e polaco (UNIWERSYTET LODZKI), e via online o parceiro cipriota (CSI CENTER FOR SOCIAL INNOVATION LTD), que apresentaram os respetivos resultados.
Resultados do Projeto:
- Resultado 2 – “Materiais Didáticos Digitais – Pills” (GIUNTI PSYCHOMETRICS SRL): Materiais digitais sobre competências para a vida, destinados a alunos com NEE, especialmente concebidos para a aprendizagem cooperativa. Estes materiais abordam questões do quotidiano, promovendo uma forma de viver saudável e utilizando os recursos típicos da era digital. A implementação visa tornar a aprendizagem cooperativa ainda mais eficaz.
- Resultado 3 – Kit do Curso de Formação para Professores (CSI CENTER FOR SOCIAL INNOVATION LTD): Curso de formação para professores, centrado nas competências para a vida. A metodologia tem por base o microensino e unidades interdisciplinares de modo a tornar a aprendizagem mais cativante e atrativa. Espera-se que este curso capacite os professores no desenvolvimento de uma ação didática atrativa e que tenha, igualmente, em conta a parte emocional dos alunos, em prol do combate ao abandono escolar.
- Resultado 4 – Manual para a Produção de “Ferramentas Digitais para a Vida para a Aprendizagem Cooperativa” (UNIWERSYTET LODZKI): Manual com métodos e ferramentas para integrar alunos com NEE no ensino secundário. Inclui um modelo pedagógico transferível, webinars de formação e atividades escolares. O manual está traduzido nas diversas línguas e estará disponível para outras escolas após a conclusão do projeto.
Além disso, o evento proporcionou um momento especial de confraternização com um espumante de honra, unindo todos os participantes, nomeadamente os parceiros do projeto, e promovendo um momento de networking entre todos. Este projeto demonstra um compromisso significativo com a inovação educacional e a promoção da inclusão nas salas de aula.