A primeira reunião presencial do projeto Design Together – Designing VET curricula through innovative approaches, financiado pelo Programa Erasmus + Capacity Building, que decorreu em Atenas, Grécia, representou um passo importante para esta colaboração entre Europa e África.
O encontro, sediado na capital grega, reuniu representantes das organizações dos diferentes países parceiros, incluindo Alemanha, Portugal, Benin, Costa do Marfim, Quénia, Sudão e Tanzânia.
Os participantes discutiram os Work Packages do projeto, delineando os próximos passos em prol da concretização dos objetivos estabelecidos. Um dos pontos-chave é a cooperação entre parceiros europeus e africanos, que vão trabalhar em conjunto para desenvolver um currículo de requalificação dos professores africanos de modo a poderem responder melhor às necessidades do respetivo mercado de trabalho, em termos de competências a promover junto dos jovens, e às exigências da era digital.
O projeto Design Together tem como objetivo reduzir as lacunas entre a educação profissional e as necessidades do mercado de trabalho na Europa e na África Subsaariana. Além disso, pretende fortalecer a diversidade intercultural e a cooperação entre os dois continentes, através do intercâmbio de boas práticas e atividades comuns.
Os resultados esperados incluem o desenvolvimento de um mecanismo sustentável para a criação e revisão de programas curriculares, além de um pacote de formação contínua sobre a elaboração do currículo utilizando o método DACUM.
Com esta parceria entre países da Europa e da África, o projeto também pretende cultivar os valores da UE, incluindo o respeito pela dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de direito e direitos humanos.
Este é um passo importante rumo a um futuro educativo mais inclusivo e dinâmico.