A convite do Lycée Jean Moulin, a AEVA, representada pela sua marca Citizens Projects, viajou até Roubaix, França, de 10 a 12 de abril, para organizar um conjunto de workshops destinados ao pessoal educativo e alunos, com foco no Programa Erasmus+.
Foram 3 dias de partilha e colaboração, onde os participantes mergulharam numa variedade de atividades, incluindo apresentações, reuniões, debates e sessões de esclarecimento de dúvidas. O objetivo principal foi explorar as diversas oportunidades de aprendizagem, cooperação e mobilidade oferecidas pelo Programa Erasmus+ e pelo Corpo Europeu de Solidariedade.
A formação para professores e os workshops para alunos, da responsabilidade da Marca Citizens, foram alguns dos destaques. Houve, também, a partilha de testemunhos inspiradores de Diogo da Costa, de Portugal, e de Virginia, de Itália, voluntários em Lille, ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade.
Outras atividades incluíram encontros com diretores e equipas Erasmus+ de outras escolas, nomeadamente do Lycée Jacques Le Caron, em Arras, e do Colégio Roussel em Tourcoing, proporcionando a oportunidade de interagir com os respetivos professores e alunos. O Lycée Jean Moulin faz agora parte do grupo de entidades que colaboram ativamente com a AEVA e com a Citizens Projects, em particular, fortalecendo os laços de cooperação internacional e o compromisso com a educação. Esta parceria já resultou numa candidatura conjunta com submissão prevista para outubro de 2024.