A “Associazione I Girasoli Onlus” está à procura de 2 voluntários para o seu próximo projeto de voluntariado CES (Corpo Europeu de Solidariedade), em Milena, Sicília, Itália.
O projeto terá a duração de 8 semanas, com datas flexíveis entre 01/06/2024 e 31/10/2024. O foco será a inclusão, capacitação e integração de migrantes e requerentes de asilo, abordando desafios sociais.
Requisitos:
- Idade: 18-30 anos (não podendo ter 31 anos no início do projeto);
- Nacionalidade: Portugal, França, Espanha e Grécia.
Objetivos e Atividades do Projeto:
- Melhoria da linguagem e literacia: Desenvolver competências linguísticas para facilitar a comunicação e integração social.
- Inclusão através do desporto: Promover a solidariedade e tolerância através de treinos e jogos de futebol e basquetebol.
- Valorização das tradições culinárias: Celebrar a diversidade cultural através de workshops de culinária.
- Desenvolvimento de competências práticas: Oferecer competências práticas, como preparação de refeições, para promover a independência.
- Integração social e jogos de grupo: Criar um ambiente inclusivo com jogos de grupo e atividades de socialização.
- Apoio psicoeducativo: Prestar apoio psicológico e educativo para enfrentar desafios da experiência de migração.
- Atividades físicas e trabalho de equipa: Promover a atividade física e espírito de equipa através de workshops desportivos.
- Experiências ao ar livre e envolvimento na comunidade: Promover a integração social com atividades ao ar livre e culturais.
Candidatura:
Os interessados podem candidatar-se enviando um email para volunteering@straussaps.eu com CV e/ou carta de motivação, ou preencher o formulário de candidatura aqui: https://youth.europa.eu/solidarity/placement/38330_en (é necessário registo no Portal Europeu da Juventude).
Ajudas de custo:
As entidades apoiantes recebe, 1,35€/dia, num total de 82,53€, após o término das atividades e apresentação de uma fatura ou recibo. Em caso de desistência do voluntário, serão reconhecidos os custos dos dias efetivamente realizados.
Sobre a Associazione I Girasoli Onlus:
Fundada em Mazzarino em 2004, a organização apoia pessoas em situação de marginalidade social. Parte do Sistema de Proteção e Acolhimento de Refugiados (SPRAR), gerem um centro de acolhimento para menores estrangeiros não acompanhados na região. Atuam em Caltanisseta, Sutera, Barcellona Pozzo di Gotto, e futuramente em Milena e Resi. Colaboram com várias redes nacionais e internacionais, incluindo a ACNUR, Save the Children e Defence, envolvendo mais de 30 profissionais especializados.
Para mais informações, consulte o infopack do projeto.