AEVA participa na 1.ª Reunião Transnacional do projeto Ci.EC&DG.SKILLS – Circular Economy & Digital skills
A AEVA, representada pela sua marca Citizens Projects, participará na 1.ª reunião transnacional presencial do projeto Ci.EC&DG.SKILLS – Circular Economy & Digital skills, financiado pelo programa Erasmus+, ação-chave 2, parcerias de cooperação no ensino escolar, nos dias 5 e 6 de setembro, em Izmir, na Turquia.
O projeto, pioneiro, incorpora tecnologias de realidade virtual e aumentada para transformar o ensino nas escolas, marcando, assim, a nova era da Educação 4.0. Sob a coordenação da instituição turca Izmit Ilce Milli Egitim Mudurlugu, reúne o esforço colaborativo de 8 organizações de diversos países europeus, incluindo Portugal, Itália, Alemanha, Espanha e Polónia.
Com o objetivo de impulsionar a digitalização educacional, através de um kit didático digital codesenvolvido por empresas, alunos e professores e com foco em modelos de negócios de economia circular, o projeto visa, ainda, melhorar a literacia digital e, ao mesmo tempo, cultivar competências empreendedoras.
O Ci.EC&DG.SKILLS evidencia-se pela sua bordagem inovadora, usando o ensino imersivo para aproximar os alunos das práticas da economia circular. Ao promover a colaboração entre professores, alunos e empresários, o projeto contribui para o aperfeiçoamento de competências relevantes e sustentáveis.
Nesta reunião, irá ser delineado todo o plano de trabalho associado a cada um dos 5 Work Packages do projeto e apresentado o trabalho desenvolvido, até ao momento, por cada entidade parceira, no âmbito do Work Package 2 – Análise dos programas educativos sobre o tema da economia circular e levantamento das necessidades das empresas para a conceção do conjunto de ferramentas didáticas digitais.
É mediante a participação em projetos como o Ci.EC&DG.SKILLS que a AEVA reafirma o seu compromisso com a transformação educativa, preparando os alunos para um futuro globalizado e dinâmico, combinando inovação, tecnologia e sustentabilidade.
Projeto “Promptus ad EU” promove a resiliência emocional e colaboração internacional entre jovens
A Citizens projects participou numa sessão de divulgação do projeto Erasmus+ “Promptus ad EU”, desenvolvido pelas associações “Aut Disce, Aut Mori” e “Building Bridges”, esta última parceira da AEVA no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade.
O principal objetivo do “Promptus ad EU” é reforçar a resiliência emocional dos participantes em programas de mobilidade da UE, equipando-os com ferramentas essenciais para tomar decisões durante as suas viagens ao estrangeiro. Através de uma metodologia de orientação comum, o projeto foca-se no bem-estar emocional dos jovens e das organizações envolvidas, destacando a importância da inteligência emocional no processo de escolha e vivência das experiências de voluntariado.
Além de melhorar a experiência de voluntariado, o “Promptus ad EU” procura também aumentar a consciencialização para a saúde mental e capacitar os jovens com competências essenciais para a vida. Como parte do projeto, foram desenvolvidos podcasts, eventos de formação, uma plataforma online e ferramentas de aprendizagem acessíveis a todos os interessados. Este projeto pretende não só fortalecer o espírito de voluntariado, mas também proporcionar um suporte emocional duradouro para os jovens em programas de mobilidade na União Europeia.