Projeto Ci.EC&DG.SKILLS ruma à Turquia para acelerar a transição verde e digital!
A AEVA, através da sua marca Citizens Projects, rumou a Izmit, Turquia, nos dias 7 e 8 de setembro, para participar na 1.ª reunião presencial do projeto Ci.EC&DG.SKILLS – Circular Economy & Digital Skills.
Este projeto internacional reúne entidades do Ensino e Formação Profissional, universidades, NGOs e empresas de 6 países, Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Polónia e Turquia, com o objetivo de acelerar a transição ecológica e verde no âmbito da educação e do mercado de trabalho.
O projeto tem como principais metas:
- Disponibilizar ferramentas digitais e recursos para reforçar o ensino sobre no âmbito do desenvolvimento sustentável, com base no novo Quadro Europeu de Competências em matéria de Sustentabilidade (GreenCom);
- Fornecer informação baseada em factos sobre a crise climática e ambiental e a biodiversidade, integrando esses temas tanto no ensino formal (em todos os níveis escolares e no ensino superior) como no ensino não formal (em atividades extracurriculares e no trabalho com jovens);
- Capacitar os educadores com conhecimentos e competências para ensinarem sobre a crise ambiental e ajudar os seus educandos a lidar com a “ansiedade ecológica”;
- Envolver ativamente os alunos e o pessoal docente e não docente, as autoridades locais, as organizações de juventude e a comunidade de investigação e inovação no processo de ensino-aprendizagem para a sustentabilidade.
No primeiro dia, os participantes sublinharam a importância de um trabalho conjunto entre empresas, instituições de ensino e autoridades locais para garantir uma transição eficaz e duradoura. Definiram-se as responsabilidades dos parceiros, assim como a metodologia de trabalho a seguir ao longo dos três anos de execução do projeto.
O segundo dia foi dedicado à análise de questionários a aplicar em empresas que adotam princípios da Economia Circular e à discussão sobre a criação da plataforma de Realidade Virtual, que será utilizada para o desenvolvimento de competências verdes dos jovens.
Houve, ainda, tempo para uma visita ao parque Ormanya, o maior da Europa e o 3.º maior do mundo, que, para além da vasta diversidade de fauna e flora, oferece espaços didáticos e pedagógicos para crianças de todas as idades. Esta aliança internacional para a transição ecológica e digital não é apenas uma oportunidade, é uma necessidade urgente para garantir um futuro sustentável para nós e para as próximas gerações.
Mais das novas voluntárias ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade!
O mês de setembro começou com uma novidade especial para a AEVA (Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro), que recebeu duas novas voluntárias no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, um programa financiado pela União Europeia. Este programa visa proporcionar a jovens de toda a Europa a oportunidade de participar em projetos de voluntariado e desenvolver iniciativas de solidariedade que beneficiem comunidades em diferentes países.
As voluntárias Andrea Navarro, de 20 anos, natural de Valência, e Carla Aliaga, oriunda de Múrcia, ambas vindas de Espanha, chegaram a Aveiro para integrar o 9.º projeto de voluntariado da AEVA. As jovens voluntárias ficarão connosco até 31 de maio do próximo ano, período durante o qual irão desenvolver atividades nas seguintes instituições: Escola Profissional de Aveiro, a Associação Pais em Rede e a Cruz Vermelha de Aveiro.
Durante os próximos oito meses, a Andrea e a Carla vão ter a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de projetos de solidariedade e apoio à comunidade, enquanto adquirem novas competências e experiências culturais.
A AEVA destaca a importância deste tipo de iniciativas, não só para a integração dos jovens voluntários, mas também para a promoção de uma sociedade mais solidária e colaborativa. Bem-vindas, Andrea e Carla! Espera-se que esta temporada em Aveiro seja repleta de aprendizagens, desafios e momentos inesquecíveis, tanto para as voluntárias quanto para as instituições com as quais irão trabalhar.