Realizou-se em Bilbao, Espanha, a 2.ª reunião do projeto TIME OUT – Tracking the Emotional Skills for Organisational Support in VET Curricula, financiado pelo Programa Erasmus+, parceria de pequena dimensão, do setor do Ensino e Formação Profissional, coordenado pela associação italiana U.F.S. PHOENIX A.S.D e com a colaboração dos seguintes parceiros: Município de Belluno e Cortina (Itália), DRAMBLYS (Espanha) e a AEVA.
Este projeto pretende desenvolver um curso de formação que permita a aquisição de competências transversais (competências para a vida) com uma abordagem baseada na Inteligência Emocional, em contextos formais, não formais e informais, tendo como principal grupo-alvo o pessoal docente e não docente da área do desporto, em particular do Voleibol. Nesta reunião, foi já apresentada a plataforma onde se encontra o curso composto por 5 módulos, nomeadamente:
- Princípios da Inteligência Emocional
- Desenvolver a Inteligência Emocional entre formadores e treinadores
- Desenvolver a Inteligência Emocional entre atletas e praticantes de desporto
- Estratégia de combate à violência ou condutas negativas no desporto
- Reconhecer a importância de equipas inclusivas e diversificadas
Participaram online nesta reunião, professores/técnicos das seguintes escolas: IPTRANS, EPADRV e da Escola Básica e Secundária de Alvide. Um grande Bem Haja a todos os que puderam estar presentes!
A AEVA será responsável por implementar e testar o curso, envolvendo cerca de 60 profissionais dos 3 países parceiros.
Continuamos firmes na nossa missão de promover as competências transversais que andem de mãos dadas entre a educação e o desporto.