A Revolução do EFP com Criatividade e Tecnologia!
O projeto AgileDT reuniu a sua parceria na AEVA, em Aveiro, nos dias 11 e 12 de novembro, para discutir o progresso deste projeto que promete redefinir a educação profissional através de técnicas de inovação e transformação digital.
Coaches e juniores da Escola Profissional de Aveiro, juntamente com colegas da escola espanhola Cebem FP, SL (CPR Daniel Castelao), participaram em workshops sobre Design Thinking e metodologias AGILE, onde foram desafiados a resolver problemas reais, desenvolvendo soluções criativas para as dificuldades apresentadas.
No segundo dia, os participantes foram inspirados pela intervenção de Bruno Vide, da Pleasant Mount Lda (Marabunta), que trouxe uma abordagem prática e fascinante sobre o Desgin Thinking e a Inteligência Artificial, proporcionado uma visão aprofundada das possibilidades que estas ferramentas oferecem ao projeto.
O encontro teve como objetivos organizar o terceiro workshop de inovação e consolidar as conclusões e resultados alcançados até agora, iniciar a criação de um quadro de competências para promover a inovação entre os jovens e definir novas diretrizes para a disseminação do projeto. Para além disso, foram ajustados os planos de coordenação e agendadas as próximas etapas desta parceria.
O AgileDT, um projeto financiado pelo programa Erasmus+, procura adaptar os programas de Educação e Formação Profissional às necessidades atuais do mercado de trabalho, capacitanto alunos e professores para enfrentar os desafios contemporâneos com criatividade e novas tecnologias. Através da inovação e colaboração, o AgileDT projeta um novo horizonte para a educação profissional, onde a criatividade e a tecnologia andam lado a lado.
Parcerias que Promovem Mobilidade e Inovação!
A AEVA, através da sua marca Citizens Projects, teve o prazer de receber a visita da professora Montse Bonilla Sánchez, responsável pelos projetos Erasmus+ no Collegi Badalonès, uma instituição localizada na região de Barcelona, Espanha.
Este encontro de trabalho foi uma oportunidade para ambas as instituições conhecerem melhor as suas missões e metodologias, com o objetivo de explorar parcerias de colaboração estratégicas.
Durante a reunião, ficou decido o trabalho em conjunto no âmbito dos estágios internacionais, promovendo mobilidades de aprendizagem para jovens alunos e membros do staff de ambas as escolas. Esta cooperação permitirá a troca de experiências e conhecimentos entre os envolvidos, enriquecendo os projetos educativos de ambos os lados.
Adicionalmente, ficou em aberto a possibilidade de submeter, em março de 2025, uma candidatura para um projeto de cooperação internacional voltado para o setor da Educação e Formação Profissional. Este novo projeto poderá focar-se no tema da Inteligência Artificial, com o intuito de impulsionar a qualificação técnica dos participantes e explorar as aplicações desta tecnologia no contexto educativo. A parceria entre a AEVA e o Collegi Badalonès marca o início de uma colaboração frutífera que promete abrir portas para novas oportunidades de aprendizado e inovação no campo da educação.