
A cidade de Haia, nos Países Baixos, recebeu o arranque da Conferência Anual da INNOTECS — a rede europeia de instituições de ensino técnico-profissional — com especial destaque para a reunião da sua Direção, que decorreu num ambiente marcado pela cooperação e visão estratégica.
Durante o encontro, foram analisados o relatório financeiro e temas estruturantes para o futuro da rede, como as vagas em aberto no conselho diretivo e nas comissões de auditoria e aconselhamento. Em destaque esteve, também, a apresentação do plano de envolvimento empresarial, uma proposta que visa reforçar as parcerias com o setor privado e promover uma maior articulação entre educação e mercado de trabalho.
Com a chegada dos participantes da Visita de Estudo, teve lugar um momento de receção que assinalou simbolicamente o início de uma semana dedicada à partilha de boas práticas, à inovação pedagógica e ao fortalecimento das relações entre parceiros europeus.
O programa decorreu no ROC Mondriaan – Technical Innovation House, onde os participantes foram recebidos pela presidente da INNOTECS, Mirjam van den Broek. Durante a Assembleia Geral, foi apresentado o relatório financeiro e anunciada oficialmente a próxima Visita de Estudo, a realizar em Portugal, sob organização da AEVA. Lançou-se também o convite a instituições interessadas em acolher a edição seguinte, reforçando o espírito colaborativo que define a rede.
As sessões temáticas em formato de “round tables” centraram-se em áreas fundamentais como formação profissional, competências digitais, sustentabilidade, saúde mental e mobilidade internacional. Neste contexto, a AEVA apresentou os resultados do projeto A.M.O.R. (KA220), promovendo a partilha de boas práticas e a criação de novas parcerias.
O encontro incluiu ainda apresentações sobre o sistema de ensino técnico-profissional neerlandês, uma visita às instalações do ROC Mondriaan e a habitual fotografia de grupo, simbolizando a união e o compromisso da comunidade INNOTECS. A Conferência Anual da INNOTECS reafirmou-se, assim, como um espaço de reflexão estratégica, cooperação europeia e promoção de um ensino técnico-profissional mais inovador, sustentável e alinhado com os desafios do futuro.