
Entre os dias 5 e 9 de maio de 2025, no âmbito do programa Erasmus+, realizou-se uma atividade de job shadowing, em que um grupo de 7 docentes italianos visitou diversas instituições de ensino em Aveiro, incluindo a Escola Profissional de Aveiro, a Escola Primária das Barrocas, do Agrupamento de Escolas de Aveiro, a Escola Secundária Homem Cristo e a Escola Secundária José Estêvão. Durante estas visitas, foi possível observar e apreender boas práticas no domínio da inclusão educativa.
Na Escola Primária das Barrocas, destacou-se a implementação de metodologias inclusivas desde o pré-escolar, com enfoque na sustentabilidade e no desenvolvimento de competências socioemocionais. A partilha de estratégias por parte das educadoras demonstrou um compromisso com a integração plena de todas as crianças, independentemente das suas necessidades individuais.
Já na Escola Secundária José Estêvão, foram apresentadas abordagens inovadoras e sustentadas para promover um ambiente inclusivo e equitativo no ensino secundário. A direção e os docentes partilharam iniciativas que promovem a participação ativa dos alunos, com especial atenção às necessidades específicas e à diversidade do corpo discente.
A Escola Profissional de Aveiro teve um papel fundamental nesta semana de observação, destacando-se pelas apresentações conduzidas por Dany Amorim, Márcia Oliveira e Inês Serra. Durante as sessões, foram partilhadas práticas eficazes de prevenção do abandono escolar, com ênfase na articulação com as famílias, autarquias e entidades locais. Foram apresentados projetos como Boot Camps, Skills Labs e o acompanhamento personalizado através da plataforma PADA. A abordagem da EPA revelou-se altamente centrada no aluno, recorrendo a metodologias diferenciadas, recursos tecnológicos e redes de apoio socioeducativo para garantir a inclusão e o sucesso dos estudantes. A sessão com Inês Serra aprofundou ainda a perspetiva legislativa (DL 54) e os apoios específicos no âmbito da Educação Inclusiva, integrando o programa Eco-Escolas como ferramenta pedagógica transformadora. Estas experiências proporcionaram aos participantes uma visão alargada e enriquecedora sobre modelos de intervenção inclusiva no sistema educativo português, incentivando a reflexão e a adoção de boas práticas nos respetivos contextos profissionais.