Reuniu, recentemente, em Turku, Finlândia, a parceria do projeto HANDSON (Abordagens práticas para apoiar alunos com necessidades educativas especiais a completar ciclos formativos e a transitar para o mercado de trabalho), que tem como principal objetivo promover abordagens pedagógicas práticas junto do grupo alvo, orientadas para a produção de bens ou prestação de serviços em contexto real de trabalho.
Este projeto, financiado pelo Programa Erasmus+, ação Parcerias Estratégicas para o Desenvolvimento de Inovação no âmbito da Formação e Educação Profissional, tem uma duração de 24 meses (setembro 2018 – abril 2020) e, para além da AEVA, conta com a participação do Reino Unido (país coordenador), Chipre, Grécia, Espanha, Finlândia, Polónia e Suécia.
O projeto pretende desenvolver um modelo inclusivo inovador para promover aprendizagem orientada para o saber fazer, e um conjunto de recursos didáticos incluindo Apps.
Neste processo, tem-se envolvido alunos com necessidades educativas especiais, educadores, decisores e empregadores.
Nesta terceira reunião do projeto, os parceiros analisaram os produtos desenvolvidos até ao momento e discutiram aspetos importantes como a implementação dos workshops baseados no Modelo de Aprendizagem Inclusiva pela Produção, o formato e conteúdo das Apps, o e-Manual de suporte ao modelo de aprendizagem atrás referido assim como o e-Kit de recursos de apoio à sua implementação. Para além disto, discutiram-se o plano de disseminação e a garantia da qualidade dos resultados a atingir.
A próxima reunião da parceria e, simultaneamente, o Seminário de Disseminação dos resultados do projeto, irá realizar-se em Aveiro, a 23 de setembro de 2020.