PROJETO EUROPEU COORDENADO PELA AEVA
A parceria do projeto ‘Aprender através do Jogo – uma abordagem inclusiva! (Habilitas)’, coordenado pela AEVA e financiado pelo Programa Erasmus +, no âmbito da Educação e Formação Profissional, e que inclui instituições dos seguintes países europeus: Portugal, Espanha, Polónia, Grécia e o Reino Unido, reuniu pela 1ª vez, recentemente, via MsTeams.
Uma das necessidades atuais do mercado de trabalho, no que diz respeito ao pessoal qualificado, é no setor da Geriatria e dos Cuidadores de Idosos. A população mundial está a envelhecer e o envelhecimento da população está prestes a tornar-se numa das transformações sociais mais significativas do século XXI, com implicações em quase todos os setores da sociedade. Por outro lado, há muitos alunos no EFP, principalmente no setor dos serviços, que têm necessidades educativas especiais ou dificuldades de aprendizagem e que não se enquadram na abordagem da aprendizagem formal e tradicional. Precisam, no entanto, de estar preparados para integrar o mercado de trabalho e responder às suas necessidades.
Assim, o objetivo deste Projeto, com a duração de 28 meses, é ajudar a transformar estes jovens em pessoas autónomas e integradas na sociedade, através da disponibilização de uma gama diversa de recursos inovadores, apropriados e acessíveis para a formação na área de Prestadores de cuidados a idosos / Geriatria, que também podem ser facilmente utilizados na abordagem e-learning e que, simultaneamente, promovam a inclusão social e a empregabilidade.
Estão previstos os seguintes produtos finais:
- Currículo Micro Learning e conteúdos em 4 temáticas-chave:
- Dieta & Nutrição;
- Cuidados básicos de saúde;
- Intervenção social e comunitária;
- Atividades de Animação
- Vídeos Tutoriais
- Desafios WebQuests
- Plataforma de gamificação
Nesta 1ª reunião, o projeto foi apresentado e discutido em detalhe e definiram-se as atividades e responsabilidades de cada parceiro, durante a duração e execução do mesmo.