HABILITAS – LEARNING THROUGH GAMEPLAYING – an inclusive approach!
Descrição do projeto
O objetivo deste Projeto é ajudar a transformar estes jovens em pessoas autónomas e integradas na sociedade, através da disponibilização de uma gama diversa de recursos inovadores, apropriados e acessíveis para a formação na área de Prestadores de cuidados a idosos / Geriatria, que também podem ser facilmente utilizados na abordagem e-learning e que, simultaneamente, promovam a inclusão social e a empregabilidade.
Os recursos de aprendizagem produzidos pretendem aumentar a literacia e as competências técnicas em 4 áreas principais:
- Dieta e nutrição
- Cuidados básicos de saúde
- Intervenção comunitária e social
- Atividades de animação
A criação destes materiais educativos (webquests e vídeos tutoriais gravados em centros de terceira idade) e posterior gamificação irão aumentar a compreensão, proatividade, motivação e empenho dos alunos, bem como aumentar as suas oportunidades de trabalho e aproximar os professores das novas tecnologias.
Uma das necessidades atuais no mercado de trabalho, no setor de Cuidador/Técnico de Geriatria, é a falta de pessoal qualificado. É um facto que a população mundial está a envelhecer. Por outro lado, há muitos alunos no EFP, principalmente no setor dos serviços, que têm Necessidades Especiais ou dificuldades de aprendizagem e que não se enquadram na abordagem formal de aprendizagem. Eles precisam de estar preparados para integrar o mercado de trabalho e responder às suas necessidades. É, portanto, a missão das escolas de EFP fazer esta ponte e preparar todos os alunos, sem exceção, para as atuais necessidades de emprego. Trabalhar com pessoas idosas exige não só pessoas qualificadas, mas uma equipa especialmente atenciosa e dedicada. Assim, esta parceria pretende ajudar este público-alvo a integrar-se com sucesso no mercado de trabalho, potenciando as suas competências e aptidões e tornando-os aptos a responder às necessidades dos Centros de Dia/Lares de Idosos e, ao mesmo tempo, contribuir para a sua inclusão social e profissional.
Integrar as pessoas com necessidades educativas especiais e as pessoas com dificuldades de aprendizagem e potenciar as suas competências e aptidões significa, também, combater a pobreza, a exclusão social, o racismo e a discriminação e promover a justiça social e a igualdade de género É um elemento bastante importante para melhorar a situação socioeconómica de muitas pessoas desfavorecidas, contribuindo, ao mesmo tempo, para o desenvolvimento social, cultural e económico da comunidade e do país.
Assim, não se trata apenas de educar as pessoas do setor identificado, mas também de capacitá-las a alcançar uma vida melhor para si e para a sociedade como um todo.
Produtos finais:
- Currículo Micro Learning e conteúdos em 4 temáticas-chave: Dieta & Nutrição; Cuidados básicos de saúde; Intervenção social e comunitária e Atividades de Animação.
- Vídeos Tutoriais
- Desafios Webquests
- Plataforma de gamificação
Newsletters:
Press release:
Siga-nos:
Site do Projeto HABILITAS Facebook do Projeto HABILITAS
Parceiros:
Project Information
- Resumo do Projeto: O projeto visa criar recursos educativos inovadores, relevantes e acessíveis, relacionados com o Setor dos Cuidados Pessoais que possam ser facilmente utilizados por alunos, entre os 15 e os 25 anos, com NEE e/ou com dificuldades de aprendizagem, através de uma abordagem de e-learning.
- Período de implementação: 02/12/2020 - 15/10/2023
- Código de projeto: 2020-1-PT01-KA202-078758