WOW-E: Women’s Opportunities for Work and Education
Descrição do projeto
O objetivo geral do projeto WOW-E é aumentar as capacidades e as oportunidades das mulheres migrantes pouco qualificadas para acederem à educação e ao mercado de trabalho.
O objetivo é avaliar e reconhecer as competências das mulheres migrantes pouco qualificadas (especialmente as competências não informais e informais) e aproveitar as competências nos percursos de melhoria de competências das mulheres para a educação e a vida profissional.
Ao mesmo tempo que se abordam os desafios que as mulheres migrantes enfrentam na integração laboral, o objetivo é também assegurar um ambiente de mercado de trabalho inclusivo.
O projeto WOW-E abordará as atitudes e as práticas existentes de emprego e recrutamento dos empregadores e, em estreita colaboração com os parceiros empregadores associados, desenvolverá soluções, métodos e práticas novas e inovadoras para incluir as mulheres migrantes pouco qualificadas na vida profissional.
Resultados:
- Revisão do processo de avaliação e do perfil de competências, ferramentas e métodos que incluam aptidões informais e não formais.
- Desenvolvimento de atividades de capacitação de competências e levantamento de necessidades para aumentar as qualificações e oportunidades de trabalho para mulheres.
- Desenvolvimento de um modelo de orientação profissional baseado na motivação e de inclusão cultural, para apoiar os percursos formativos e profissionais das mulheres, e
- Elaboração de um modelo que inclua soluções, ferramentas, métodos que permitam aos empregadores facilitar o acesso das mulheres migrantes ao emprego, e a estarem mais bem equipados para as integrar nas empresas, ajudando-as a realizar as tarefas de acordo com os requisitos.
Siga-nos:
Parceiros:
Newsletters:
Project Information
- Resumo do Projeto: O atual aumento do fluxo migratório na Europa e o baixo nível de literacia dos migrantes, em especial das mulheres, nos países de acolhimento, é um assunto premente na Europa atual. Há uma necessidade urgente de abordar os desafios das mulheres migrantes pouco qualificadas no acesso à educação e ao mercado de trabalho. Os países participantes partilham desafios comuns: as mulheres migrantes estão mais frequentemente fora da força de trabalho ou em empregos precários do que os homens migrantes e os nacionais do país de acolhimento. Em todos os países, a participação das mulheres migrantes na educação e na vida ativa é baixa, o que conduz à exclusão social.
- Período de implementação: 01/02/2022 - 31/07/2024
- Código de projeto: 2021-1-FI01-KA220-ADU-000028330